16 maio Tradicional quadrilha caipira que abre a Festa Junina de Votorantim resgata a autoestima de idosos
Cerca de 40 idosos estarão na apresentação no dia 24 de maio. Além de promover atividade física, dança ajuda idosos a superar problemas de saúde, como depressão
Mais do que animar o público, devolver a autoestima dos participantes, ajudar na socialização deles e, em alguns casos, até curar doenças. Este é o objetivo da tradicional quadrilha da Festa Junina de Votorantim Viva+, considerada a maior e mais tradicional do estado de São Paulo, que começa no dia 24 de maio e segue até 18 de junho, na Praça de Eventos “Lecy de Campos”.
O responsável por animar a noite de abertura do evento é o Grupo Unidos da Terceira Idade, do Sesi Votorantim, que desde 1998 organiza a quadrilha e o casamento caipira. Neste ano, cerca de 40 idosos participarão da apresentação no dia 24 de maio (quarta-feira), a partir das 20h, em frente ao palco de shows regionais.
Entre os participantes de 2023 estão Neusa Nunes Rodrigues, de 82 anos, e Terezinha de Jesus Cardoso Vieira, de 70 anos, a noiva e o noivo da quadrilha, respectivamente. Ambas são viúvas e têm dois filhos e três netos cada. As amigas fazem parte da quadrilha da Festa Junina de Votorantim desde que entraram na terceira idade.
A dupla chama a atenção durante a apresentação, com as brincadeiras que fazem com o público. O que quem assiste nem imagina é que Terezinha entrou para o grupo por indicação médica, para tratar uma depressão. “Participo desde 1998. Na época, eu não tinha idade ainda, porque antes recolhiam acima de 55 e eu tinha 40 e pouco, mas o médico fez uma cartinha para autorizar. Fui encaminhada porque estava em depressão e sarei”, explica.
“É muito bom fazer parte do grupo, porque conhecemos gente diferente, se diverte e distrai a cabeça. A gente entra no palco e arrasa!”, contam.
Tradição e bem-estar
Os ensaios da quadrilha e do casamento caipira começaram em abril e, no total, serão sete encontros, como explica o professor de educação física Alexandre Domingues, responsável pela organização desde a primeira apresentação do grupo, há 25 anos.
Para ele, a quadrilha é importante para manter a tradição das festas juninas e, ao mesmo tempo, contribuir com o bem-estar dos idosos.
“São pessoas que participaram de festas juninas antigas, de até 80 e poucos anos atrás. A quadrilha contribui muito para preservar essa cultura e trabalhar a autoestima deles. Os idosos dão uma grande importância para a participação e se sentem valorizados, porque é um momento de agradecimento, uma retribuição da sociedade pelo trabalho e esforço deles, que construíram a cidade”, explica.
Alexandre reforça que, no geral, os idosos são carentes de afeto e, enquanto se divertem, muitos acabam se emocionando durante a festa. “É um momento muito lúdico e que contribui demais com a vida de cada um dos participantes.”
Venda de ingressos
Os ingressos para a Festa Junina de Votorantim Viva+ podem ser adquiridos pelo site www.festajuninadevotorantim.com.br, a partir de R$ 5, com meia-entrada para estudantes. Idosos, PcD (pessoas com deficiência) e crianças com menos de oito anos não pagam.
Às segundas e terças-feiras, o recinto da Festa Junina de Votorantim estará fechado para manutenção e limpeza. O local abre de quarta a domingo, nos seguintes horários: de quarta a sexta-feira a partir das 19h; sábados a partir das 14h; e domingos a partir das 12h.
SERVIÇO
Festa Junina de Votorantim Viva+
Data: de 24 de maio a 18 de junho.
Horários: às segunda e terças-feiras, o recinto é fechado para manutenção e limpeza; de quarta a sexta, o local abre a partir das 19h, sábados e domingos a partir das 13h.
Local: Praça de Eventos “Lecy de Campos”, na Avenida 31 de Março – Votorantim (SP).
Informações: (15) 98800-2222.