09 set Número de alunos especiais matriculados nas escolas brasileiras cresce 41,6%
Aumento chama a atenção do mercado, que traz produtos pensados na inclusão destes estudantes; novidades podem ser vistas no Encontro de Educadores, que acontece no próximo dia 21
Mais de 1,7 milhão de alunos com deficiência física ou mental e/ou portadores de habilidades especiais foram matriculados nas escolas brasileiras, segundo Censo Escolar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 41,6% nos últimos cinco anos.
Buscar maneiras de incluir esses alunos é um dos grandes desafios, não apenas para os professores, mas também para o mercado de produtos educacionais. Por isso, as principais empresas do setor têm investido em opções inclusivas, adaptadas para atender aos mais variados perfis de pessoas com deficiência.
Durante o Encontro de Educadores, que ocorre em Sorocaba (SP) no próximo dia 21 de setembro, o público terá acesso às novidades do setor educacional no Brasil. Entre os produtos em destaque, está uma caixa de lápis de cor com símbolos universais gravados em cada lápis, indicando ao aluno daltônico qual é a cor.
Outro destaque são as canetinhas com hastes mais macias, pensadas especialmente para os alunos com autismo, além de uma caixa de lápis de cor com 24 cores diferentes de tons de pele.
Para a organização do Encontro de Educadores, refletir sobre a inclusão escolar é fundamental, por isso, a decisão de trazer o tema para o evento deste ano. “Acreditamos que, ao apresentar as inovações do setor e oferecer espaço para debater maneiras de criar um ambiente educacional acolhedor, estamos apoiando e colaborando com os profissionais na busca por uma educação verdadeiramente inclusiva e diversificada”, afirma Nivaldo Madureira, organizador do evento e diretor da Papelaria e Livraria Pedagógica.
Além dos novos produtos voltados para a inclusão social, o Encontro traz ainda uma palestra sobre como ajudar os alunos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar, apresentada pela psicóloga e neuropsicóloga Paula Fratti, entre outras palestras que envolvem o tema.
Os presentes podem conferir ainda brinquedos pedagógicos criados para auxiliar o aprendizado de crianças e adolescentes neurodivergentes – pessoas com diferenças neurológicas que afetam o funcionamento cognitivo e comportamental, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hipersensibilidade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, entre outros.
A quarta edição do Encontro de Educadores é a maior do segmento promovido no interior do estado de São Paulo. A expectativa da organização é superar a marca de mais de quatro mil visitantes, conquistada na última edição, em 2022.
A programação é diversificada, com palestras, oficinas, bate-papos, além de atrações especiais para crianças.
O evento acontece no dia 21 de setembro, no Espaço de Eventos Monteiro Lobato. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial. O ingresso é solidário, e a entrada é um quilo de alimento não-perecível, que será doado para entidades beneficentes.
SERVIÇO
4º Encontro de Educadores
Quando: 21 de setembro de 2024
Onde: Espaço de Eventos Monteiro Lobato (Rua Antonio Aparecido Ferraz, 1111, Jardim Itanguá – Sorocaba (SP)
Horário: Das 9h às 19h – com abertura dos portões às 8h para inscrições nas oficinas
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Site: LINK AQUI
Fotos: LINK AQUI
Crédito: Divulgação
FONTE: LINK AQUI