Maior festa junina do Estado de São Paulo faz história em Votorantim

03 jul Maior festa junina do Estado de São Paulo faz história em Votorantim

Durante 20 dias de evento, quase 400 mil pessoas passaram pelo recinto da Festa Junina Beneficente de Votorantim

Durante um mês, quase 400 mil pessoas passaram pela maior e mais tradicional festa junina do Estado de São Paulo. Este é o maior público desde a criação da festa. O evento ganhou dimensão nacional, ficando entre as maiores festas juninas do Brasil. A grande quantidade de shows e ampla estrutura, são fatores que garantiram esse reconhecimento. A 104ª edição da Festa Junina Beneficente de Votorantim foi realizada por meio da Comas (Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim), com organização da Viva Entretenimento. Em 2018, cerca de 300 mil pessoas passaram pela festa.

As atrações mais esperadas durante a festa junina foram os shows do palco principal, que abrigou uma área coberta para mais de 20 mil pessoas. 

Primeira semana

Quem deu o pontapé inicial na maior e mais tradicional festa junina do Estado de São Paulo, foi o  cantor Gustavo Miotto, na noite de abertura (29/05), com ingressos esgotados. Dando sequência, a dupla Henrique e Juliano animou a noite de sexta-feira (31/05). No primeiro sábado da festa (01/06), os cantores de funk Kevinho e Kekel colocaram a plateia para dançar. Para encerrar a primeira semana de evento, no domingo (02/06) o cantor Ferrugem subiu ao palco principal e anunciou o encerramento de sua turnê ‘Prazer Eu Sou Ferrugem’, cantando seus maiores sucessos.

Segunda semana

Os principais shows da segunda semana começaram na sexta-feira (07/06), com o cantor Gusttavo Lima. No sábado (08/06), Luan Santana foi a principal atração da noite e durante seu show, levou ao palco uma adolescente com apenas 15% da visão, que estava na plateia e sonhava em conhecer o cantor, a jovem usou as mãos para guardar o rosto do cantor. Na mesma noite, Luan Santana cantou pela primeira vez sua nova música de trabalho “Quando a Bad Bater’. E no domingo (09/06), quem encerrou a segunda semana do evento, com ingressos esgotados, foi a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano.

Terceira semana

A terceira semana de festa contou com o cantor Isaias Saad na noite de quinta-feira (13/06), levando muita música gospel ao público. Na sexta-feira (14/06), o grupo Jota Quest agitou a plateia com suas conhecidas músicas num show acústico, mais intimista. Já no sábado (15/06), foi a vez de Wesley Safadão trazer toda animação para Votorantim. E no domingo (16/06), a dupla sertaneja Jorge e Mateus, com lotação máxima, encerrou a semana. 

Quarta semana

A quarta e última semana de festa contou com shows no palco principal desde quarta-feira (19/06), com os cantores de funk MC Livinho, Don Juan e Bruninho. Na quinta-feira (20/06), o arcebispo Dom Júlio Akamine e a Banda Dom subiram ao palco principal da Praça Lecy de Campos. Na sexta-feira (21/06), o grupo Roupa Nova trouxe todos os seus sucessos para animar o público. No sábado (22/06), com ingressos esgotados, o DJ Alok agitou o público que encheu o recinto e afirmou “Esse foi um dos melhores shows que já fiz”. Para encerrar a maior e mais tradicional festa junina do Estado de São Paulo, o cantor Thiaguinho subiu ao palco principal na noite de domingo (23/06) e cantou por cerca de duas horas.

Para celebrar o encerramento da maior e mais tradicional festa junina do Estado de São Paulo, houve a tradicional queima de fogos à meia noite, saudando também a chegada do dia de São João.

Ampla praça de alimentação

O crescimento do público da festa junina também beneficiou o setor gastronômico. Com quase 50 barracas, entre entidades beneficentes e particulares, o público pôde aproveitar toda a variedade gastronômica oferecida no recinto da festa junina. Durante os 20 dias de festa, as barracas das entidades venderam em média 3.000 refrigerantes, 240 litros de quentão e vinho quente, 480 pastéis e 2.400 pães. Tudo isso com a colaboração de 7.200 voluntários. 

Ainda segundo a Comas (Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim), a média de vendas das entidades cresceu 20% quando comparado ao ano passado, mas algumas entidades chegaram a vender até 50% mais neste ano. Houve também a arrecadação de quase 5 toneladas de alimentos, doados por pessoas que participaram do sorteio para ir ao camarim conhecer os artistas que passaram pela festa. 

Concurso gastronômico

Foi a 10ª edição do Concurso Gastronômico da Festa Junina Beneficente de Votorantim. Participaram 17 barracas beneficentes e 16 barracas particulares que apresentaram seus melhores pratos para os jurados. Conheça os vencedores:

Barracas Beneficentes –  Troféu Melhor Prato Salgado:

Polenta com ragu de carne

Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição

Barracas Beneficentes –  Troféu Melhor Lanche ou Pastel:

Lanche Big Belém

Casa de Belém de Votorantim

Barracas Beneficentes –  Troféu Melhor Prato Doce:

Pudim de milho

Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV)

Barracas Beneficentes –  Troféu Melhor Vinho Quente:

Diocese Anglicana de Votorantim

Barracas Beneficentes –  Troféu Melhor Quentão:

Obra Social Santa Luzia

Barracas Beneficentes –  Troféu Menção especial (doce):
Escondidinho de banana com sorvete

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Barracas Beneficentes –  Troféu Menção especial (salgado):

Prato Mineiro

Paróquia Nossa Senhora Consolata

Barracas Beneficentes – Troféu Melhor Sopa

Puchero

Lions Clube de Votorantim

Barracas Beneficentes – Melhor apresentação

Clube de Mães Sagrada Família

Barracas Particulares – Troféu Melhor Doce

Fogazza de banana com Nutella

Barraca da Fogazza

Barracas Particulares – Troféu Melhor Salgado

Crepe francês de frango

Crepe Francês Sensações

Barracas Particulares – Menção especial (doce)

Sorvete frito de Kinder Ovo

Barraca do Sorvete Frito

Barracas Particulares – Menção especial (salgado)

Lanche de costela

Samurai´s

Barracas Particulares – Melhor apresentação

Pizza no cone de frango com catupiry

Super Cone

Barracas Particulares – Melhor chocolate quente

Tropical Açaí

Voluntário destaque

Todas as entidades beneficentes puderam indicar um voluntário que recebeu um troféu de destaque pela sua valiosa participação na barraca.

Confira os indicados que receberam troféus:

Paróq. S.João Batista e Imac.Conceição – Isabel Lima

ADV – Jane Camargo Teruel

Casa de Belém de Votorantim – Daniele Beguetto Sartori

APAE – Antonia Xavier Pereira

Lions Clube de Votorantim – Fábio Luis Rodrigues

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Sidnei Elias dos Reis

Paróquia Nossa Senhora da Consolata – Maria de Lourdes de Almeida

Obra Social Santa Luzia – Yolanda Gomes Arantes

Diocese Anglicana de Votorantim – Frei Elton Philip OSF

Clube de Mães Sagrada Família – Suliete R. B. Petarnella

Grupo Viver da 3ª Idade – Marilú Fortes

Associação Filantrópica Votorantinense – Regina de Oliveira

Ong Pró-mulher – Sandra Regina Cortes Danielevisk

AVAM – Wilson Grassi

Vicentinos – José Maria de Freitas

+ Vida – Isabela Francischineli Espinoso

Comas – Raquel Cristina Ribeiro de Oliveira Gasparini

Creche São Vicente de Paulo – Maria de Lourdes Silva Vieira

Parque de Diversões

Além das atrações musicais e gastronômicas, o público também pôde aproveitar os 25 brinquedos do Parque de Diversões. Esse ano, uma das atrações mais esperadas foi o Kangoo, que não fez parte do parque no ano passado. A roda gigante de quase 25 metros de altura, toda em led, também foi muito procurada. O público fez filas na grande maioria dos brinquedos do parque – que eram direcionados para todas as idades. 

Estrutura

A ampla estrutura da Festa Junina de Votorantim é um dos grandes diferenciais do evento. Guilherme Moron, organizador da festa afirma que a hidráulica e elétrica é feita com muito cuidado para abrigar todas as necessidades dos 20 dias de festa. “Nós trazemos empresas com experiência em grandes festivais, como Lollapalooza e Rock in Rio, assim garantimos a qualidade de toda a estrutura durante todos os dias, com sol ou chuva”, completa. 

Outro ponto de destaque na estrutura é a segurança. Mais de 200 seguranças particulares, além do videomonitoramento e cães farejadores, garantiram a tranquilidade de quem passou pelo recinto. 

O processo de desmontagem da estrutura já começou e deve ser concluído em até 15 dias. 

 

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1xseqAzfYILfqSEoP4eeeUpMQ-egSK7sw

Crédito: Eimagec

Deixe seu comentário