26 set Comunicação: é investimento, não despesa
Em tempos de crise, o primeiro setor dentro das empresas a sofrer com corte de verbas é o de marketing. O motivo da atitude dos empresários é reduzir despesas para ganhar fôlego financeiro. Porém, é exatamente o financeiro que terá reflexo negativo da falta de investimento em comunicação.
O objetivo da comunicação é dar visibilidade aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. As ferramentas, como mídias sociais, são utilizadas para construir e melhorar a imagem da marca e também auxilia na captação de novos clientes.
Os valores para investir em comunicação são muito variados. O Facebook, por exemplo, cobra a partir de R$ 18 para cada postagem patrocinada. Desta forma, a empresa pode falar diretamente com seu público-alvo. Já uma propaganda de 30 segundos no horário do Jornal Nacional, na rede Globo, pode custar até R$ 380 mil. A diferença entre os valores é exorbitante, porém cada forma selecionada de se comunicar vai alcançar resultados únicos.
A empresa que não possui comunicação, não elabora estratégias de marketing ou não investe em ferramentas para transmitir sua mensagem, está três vezes menos propensa a mensurar seus resultados de desempenho. Então é necessário escolher uma maneira de propagar seus serviços ou produtos.
Existem diversas ferramentas de comunicação, como a publicidade e propaganda, assessoria de imprensa, mídias digitais, endomarketing, informativo. A eficiência de cada um deles vai ficar para um próximo post. Mas as opções e investimentos são diversos para quem necessita se comunicar já!