Instituto Tecendo Infâncias comemora aprovação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu

16 nov Instituto Tecendo Infâncias comemora aprovação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu

Através de cooperação técnica, Instituto colaborou para definição de metas e estratégias do plano, um dos primeiros na região, para assegurar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos

Com o apoio técnico do Instituto Tecendo Infâncias, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Itu o Projeto de Lei nº 85/2022, que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu (PMPI-Itu). O plano é um dos primeiros na Região Metropolitana de Sorocaba e pode se tornar referência para outros municípios, pois prevê ações de várias áreas do poder público municipal para promover o desenvolvimento integral das crianças entre 0 e 6 anos nos próximos dez anos e foi elaborado por representantes das secretarias municipais da cidade, além da Companhia Ituana de Saneamento (CIS).

O processo de construção do Plano começou com a provocação do Tecendo Infâncias, instituto de filantropia familiar que apoia ações que contribuem para o desenvolvimento das crianças em situação de vulnerabilidade e fomenta discussões acerca da agenda da primeira infância. Após um chamamento público, a Prefeitura de Itu e o Instituto firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), selando a parceria.

Ao longo de 2022, a administração municipal e o Instituto participaram de reuniões e oficinas envolvendo diversos setores, servidores da Prefeitura e especialistas no tema. Além disso, mais de 600 crianças da rede municipal de educação infantil foram ouvidas para que tudo fosse então apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itu.

Para Karina Tollara, diretora executiva do Instituto Tecendo Infâncias, “articular diferentes setores da administração municipal com o objetivo de estabelecer metas e estratégias de longo prazo, para cumprir o dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos da criança, conforme previsto na Constituição Federal, é fundamental, e isso mostra que a cidade está comprometida e preparada para avançar nessa agenda”.

O plano aprovado tem 31 metas e 149 estratégias definidas e, com a aprovação da Câmara de Vereadores, passa a ser implementado e monitorado pelo Comitê Gestor Intersetorial da Prefeitura e avaliado por um grupo de representantes da administração municipal, do Conselho Tutelar, CMDCA, legislativo municipal e entidades privadas, sem fins lucrativos, que atuam na área.

Entre as medidas que serão tomadas estão a ampliação do acesso e a permanência das crianças de 0 a 6 anos de forma inclusiva na educação infantil; ampliação do acesso à saúde, além da humanização, qualidade e integralidade do atendimento, além da garantia de uma boa nutrição para as gestantes e crianças e o fomento à arte, cultura e lazer, etc.

“Foi realmente muito emocionante ver o projeto ser aprovado e tão elogiado pelos vereadores. A contribuição de cada servidor e especialista foi fundamental para termos um PMPI consistente, que com certeza trará muitos benefícios para as crianças, suas famílias e a cidade como um todo. O próximo passo é a implementação. Contem com o Instituto como um aliado nessa jornada”, concluiu Karina.

A lei que institui o PMPI foi elaborada em consonância com os princípios, as diretrizes e os objetivos do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13257 de 8 de março de 2016) e com a Política Estadual pela Primeira Infância (Lei Estadual nº 17.347 de 12 de março de 2021) e também prevê que sua execução fica incorporada ao Plano Plurianual (PPA) como ação transversal aos objetivos, às metas e aos programas do PPA.

Sobre o Instituto Tecendo Infâncias

O Instituto Tecendo Infâncias foi fundado na cidade de Itu em janeiro de 2022 e tem o propósito de promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade por meio do fortalecimento de políticas públicas, a promoção de boas práticas de parentalidade, o incentivo ao engajamento de atores públicos e privados na agenda da primeira infância e o fomento da produção de conhecimento e evidências sobre primeira infância.

Deixe seu comentário