
09 abr Empresas ampliam práticas ESG e estimulam inovação com sustentabilidade
Segundo IBGE, 89,1% das indústrias de médio e grande porte implementaram ao menos uma iniciativa ou prática ambiental em 2023; centro empresarial no interior paulista incentiva outras empresas instaladas no local a adotarem essas práticas
Cada vez mais, empresas de diferentes segmentos estão adotando práticas ESG (Environmental, Social and Governance). De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), 89,1% das indústrias de médio e grande porte implementaram ao menos uma iniciativa ou prática ambiental em 2023.
O tema mais citado na pesquisa Práticas Ambientais e Biotecnologia da Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC 2023) foi resíduos sólidos (79,6%), seguido por reciclagem e reuso (75,1%); eficiência energética (61,5%); recursos hídricos (57,1%); emissões atmosféricas (46,3%) e uso do solo (23,9%).
Porém, o conceito ESG, que envolve iniciativas de sustentabilidade, governança e impacto social, tem se expandido para negócios de todos os tamanhos e setores, especialmente entre empresas que buscam um diferencial competitivo e desejam ampliar seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
É o caso do Bandeiras Centro Empresarial, localizado em Votorantim, no interior de São Paulo, que abriga cerca de 200 empresas de diferentes setores. O empreendimento possui projetos como: captação e reutilização da água da lagoa local, que economiza aproximadamente 1.000 m³ de água por mês; o Plantio de Restauração Voluntária Ecológica, que revitalizou uma área de cerca de 1000 m² na Área de Preservação Permanente do Rio Sorocaba; além do uso de energia solar e a oferta de um espaço ecológico compartilhado.
O conceito ESG é constantemente abordado pelo Centro Empresarial, com o investimento em projetos futuros que abordam o tema, como a horta robótica. “Por meio de uma parceria com a PiCode Education, educadores e alunos da rede pública de Votorantim terão acesso a um ensino inovador. Com o uso de técnicas de robótica, eles irão construir um canteiro de hortaliças e, de forma remota, plantar, cultivar, colher e até comercializar os alimentos”, conta a relações-públicas do Centro Empresarial Bandeiras, Lara Brum.
Outra iniciativa do empreendimento é a criação de um portal de oportunidades de emprego ofertadas pelas empresas instaladas no espaço. O Banco de Talentos será desenvolvido por alunos das unidades de Votorantim da Escola Técnica Estadual (Etec) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec), por meio de um “ideia thon”, um tipo de maratona de ideias que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.
Ambos os projetos estão em fase de planejamento e estruturação e devem iniciar ainda em 2025. “Muito além de uma tendência ou de algo bem-visto pelo mercado, no Bandeiras temos um compromisso claro com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. Essas práticas fazem parte do nosso dia a dia, e nossa equipe é constantemente incentivada a buscar novas formas de expandir iniciativas em prol do meio ambiente e da sociedade”, ressalta a relações-públicas.
Prêmio de Inovação
O empreendimento incentiva, ainda, as empresas instaladas no local a também adotarem práticas ESG. Eles criaram o Prêmio Bandeiras de Inovação, que tem como objetivo reconhecer empresas que se destacam anualmente em três eixos: sustentável, social e empreendedor. A primeira edição do prêmio acontece em dezembro de 2025 e todas as empresas instaladas no local podem se inscrever.
“O Bandeiras Centro Empresarial surgiu com o propósito de valorizar a região em que atuamos, sempre respeitando o meio ambiente e incentivando iniciativas sociais e de inovação. Percebemos que as empresas que escolhem o nosso Centro Empresarial compartilham desses mesmos valores, cada uma dentro de sua área de atuação. Por isso, decidimos reconhecer essas boas práticas”, finaliza Lara Brum.
DADOS IBGE: LINK AQUI
FOTOS: LINK AQUI
Crédito: Divulgação