23 ago Contato com livros antes da alfabetização contribui para aprendizado das crianças
Obras interativas e com brinquedos aguçam a curiosidade e estimulam a leitura
A fase de alfabetização de uma criança começa oficialmente por volta dos seis anos e é uma etapa fundamental para o aprendizado. No entanto, estímulos anteriores, como o contato com livros desde bebês, podem facilitar essa etapa, segundo levantamento da Associação Livros Para a Vida (ALPV).
O movimento dos pais que criam hábitos de leitura com os bebês, através de livros interativos e contação de histórias, traz mudanças para o comportamento da população. Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), mostra que 67% das crianças brasileiras têm o hábito de ler. Entre os adultos, 47% declararam que leem com frequência.
Com 50 anos de mercado, a Papelaria e Livraria Pedagógica, de Sorocaba (SP), tem percebido essa mudança no comportamento ao longo do tempo. Segundo a diretora de compras Juliana Batista, o primeiro contato com a leitura, que antes ocorria somente na escola, passou a ser proporcionado pelos pais desde cedo.
“As vendas de obras voltadas para crianças pequenas têm crescido muito. Hoje, existem opções para todas as faixas etárias e com vários atrativos. Há livros com efeitos sonoros, que podem ser levados para a banheira, por exemplo, e isso, além de entreter, acaba trazendo aprendizado às crianças”, afirma.
Incentivo dos pais
A pequena Helena Parducci, de seis anos, está na fase de alfabetização. Matriculada na rede municipal de ensino, ela afirma que a leitura já virou hábito em casa. Segundo a mãe, Teresa Parducci, a família sempre lê com a criança obras dos mais variados gêneros. “Nossa leitura vai da Bíblia a livros da Disney e ela adora. Escolhe o livro e pede para lermos juntas”.
O hábito da leitura começou desde que Helena era bebê e hoje, na fase de alfabetização, a mãe nota que ela aprende com mais facilidade. “Ela começou a falar muito cedo e, hoje, identifica as letras com muita facilidade graças à leitura. Temos diversos livros em casa e ao alcance dela, que ela brinca de ler para as bonecas. A literatura é muito importante e ela colhe os frutos deste hábito”, finaliza.
Foto: Link
Pesquisa: Link
Link