07 nov Comércio entra no clima de Halloween
Ano após ano o Halloween – Dia das Bruxas – está deixando de ser um evento tipicamente americano para entrar no calendário das datas comemorativas do Brasil. Por aqui a festa não para de crescer e vem aquecendo as vendas no mercado de festas anualmente. Além das escolas de idiomas, a data também é lembrada por lojas de roupas, escolas infantis, lojas de decoração, condomínios, bares e restaurantes. “Esse é um mercado alimentado pelas novidades e, a cada ano, surgem muitas coisas novas e as vendas aumentam. Este ano a previsão é de um crescimento de 10% em comparação a 2018”, explica Juliana Batista, que é diretora da Pedagógica.
A empresa, que possui uma das áreas mais completas de fantasias e acessórios da região, não deixa faltar os produtos mais procurados do mercado, que são itens de maquiagem artística para crianças e adultos, tinta spray de cabelo, sangue artificial e, é claro, as fantasias. “Os infláveis temáticos, como bruxas e fantasmas, e as fantasias de época são as novidades desse ano, o público está investindo no personagem Coringa, devido ao sucesso do cinema”, complementa Juliana.
Ela destaca também que a indústria de filmes e séries contribui diretamente para o sucesso da época, que costuma ser repleta de lançamentos. No ano passado o sucesso ficou por conta das fantasias sobre a série La Casa de Papel.
Mais procurados
Entre as peças mais vendidas se destacam os acessórios. “Não é todo mundo que gosta de fantasia completa, por isso os acessórios são muito bem vistos”, ressalta a diretora. Já as peças de decoração incrementam festas em escolas, empresas e condomínios, que investem na competição da casa mais decorada, que também ajuda a fomentar a data.
Halloween do bem
Nem só de bruxas, monstros e esqueletos vive o mercado do Halloween. As fantasias e acessórios de heróis e personagens de filmes infantis também têm vez. “As escolas buscam recursos para levar diversão para as crianças sem provocar medo, então opções menos assustadoras vendem muito também”, conta a diretora da Pedagógica. E é assim que a abóbora, um símbolo tão americano, ganha espaço na decoração dessa época. “Abóboras são felizes e divertidas”, avalia Juliana.
O Dia das Bruxas
O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) a cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow”s eve”, que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.
Desde sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.
Fotos: https://drive.google.com/open?id=1YunsAdZITUTEY0sUH6tMmzJXD_cKs7ob
Crédito: Alexandre Maciel