14 dez Clínicas estéticas lideram o número de denúncias na Anvisa
Denúncias devem aumentar com a chegada do verão e especialista dá dicas para hora de escolher a clínica estética ideal para tratamentos
Serviços oferecidos por clínicas de estética e embelezamento lideram o ranking de denúncias recebidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o relatório da agência – que foi divulgado no final de setembro – só no 1º semestre de 2016, as denúncias deste segmento representam mais de 40% das acusações recebidas.
“A fiscalização é realizada pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. Com base nestes dados, estamos trabalhando na regulamentação para saúde dos serviços de estética”, destaca Diogo Penha Soares, gerente-geral de tecnologia em serviços de saúde da Anvisa. O Estado de São Paulo lidera as denúncias em serviços de estética e embelezamento no país, somando 45% das denúncias.
Com a proximidade do verão, o número de denúncias devem aumentar à medida que a procura cresce. Em Sorocaba, uma clínica do segmento estima o crescimento superior a 100% em tratamentos como a criolipólise, que propicia resultados rápidos para quem busca estar com o corpo em dia para a estação mais quente do ano. O aumento é esperado a partir de outubro.
“A criolipólise é um dos melhores tratamentos para gordura localizadas que existe. Seu resultado é um dos únicos que acontecem sem a necessidade de exercícios e dieta, pois seu processo de eliminação é diferente dos demais procedimentos estéticos”, explica a especialista em estética e beleza Aline Del Rio, da Home Spa Estética.
Conhecida por ‘acabar com as gordurinhas que nem os exercícios eliminam’, a criolipólise é procurada por pessoas com idades entre 20 e 50 anos, em sua maioria do sexo feminino, porém as clínicas estéticas registram o aumento de homens em busca este tipo de tratamento.
Na hora de encontrar a clínica ideal para realizar o procedimento alguns cuidados são necessários. A especialista em estética dá algumas dicas para que as pessoas saibam avaliar as opções:
– Procurar um profissional qualificado, que possui cursos na área e intenso conhecimento sobre criolipólise e fisiologia;
– Certificar-se que o aparelho utilizado possui registro na Anvisa e que é original;
– Utilizar somente uma vez a manta protetora, que deve ser oferecida pela clínica, e se ter certeza que ela possui certificação;
– Procurar clínicas com boa reputação no mercado;
– Não decidir por preços muito baixos, embora os valores das locações tenha caído nos últimos anos, ainda possui um custo alto. Preços muito baixos podem significar algo errado;
– Realizar uma avaliação detalhada com o profissional que irá determinar se a técnica se aplica no seu caso e em qual área o procedimento será realizado. Uma pessoa é diferente da outra, e cada tratamento também.
Aline também orienta para que, se a pessoa já realizou procedimento e ficou insatisfeita, deve esperar no mínimo 60 dias para realizar outro procedimento na mesma região. “O importante é sempre conversar com o profissional que realizou para chegarem a uma conclusão sobre o tratamento”, finaliza.
Em Sorocaba as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou através do site: www.sorocaba.sp.gov.br/centraldeatendimento