20 jun Arraiá Pet: animais também entram no clima junino e comércio aposta na tendência para aumentar vendas
São diversas opções, desde vestidos, coletes, conjuntos completos até cenários para fazer um ensaio de fotos com os bichinhos
Com a chegada do mês de junho, os brasileiros já estão celebrando ou pelo menos planejando as tradicionais festas juninas, e desta vez os pets não vão ficar de fora dos festejos, afinal os queridinhos de mais de 140 milhões de lares brasileiros também vão se fantasiar e festejar.
E para atender a essa demanda, o comércio investe na venda de acessórios e fantasias para os animais. Entre as opções estão chapéus, bandanas e gravatas de pescoço decoradas no tema, além de coletes, vestidos e conjuntos com o “look” completo para preparar os pets para o arraiá.
Também tem a opção de cenários temáticos para fotos, os tutores podem aproveitar os elementos decorativos, como flores, espantalhos, chapéus de palha e outros objetos típicos das festas juninas, para fazer fotos dos seus animais.
Setor pet cresce
De acordo Juliana Batista, gerente de compras da Livraria Pedagógica, em Sorocaba (SP), existe uma procura mais alta pelos produtos ano após ano. E não é à toa, de acordo com Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento do setor cresceu 16,4% em 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões.
“Atualmente existe uma ampla variedade de opções para cães e gatos participarem das festas juninas ao lado de suas famílias a caráter. Desde fantasias completas a acessórios para dar um toque especial, produtos para todos os bolsos e gostos. Ano após ano, aumentam as opções e temos que garantir o estoque de produtos para atender a esta demanda”, afirma.
Como caracterizar o pet?
Para quem se animou e quer deixar os pets com a cara das festas juninas, Juliana Batista separou algumas dicas importantes, a primeira delas é a roupa. Segundo a comerciante, os tutores precisam optar por conjuntos confeccionados com tecidos leves, para não machucar.
“Hoje temos opções confeccionadas em algodão e que são adaptadas para o corpinho deles, não impedindo os movimentos e deixando eles muito confortáveis. Fora que a roupinha, a maioria deles adora usar”, explica.
Se o pet não gosta de usar roupinhas, Juliana ressalta que hoje existem opções de laços, chapéus, lenços coloridos e até gravatinhas, que deixam o animal preparado para as festas. Além disso, o tutor pode preparar um cenário para as fotos, decorando com flores, espantalhos, chapéus de palha e outros objetos.
“Hoje tudo é possível. Temos uma variedade enorme de opções, que se encaixam em todos os bolsos, permitindo até que os tutores se fantasiem igual aos pets. É só liberar a imaginação e cair na brincadeira!”, finaliza.